Saiba quem foi Sandra, a filha que o Rei Pelé não quis reconhecer e que morreu de câncer
O caso repercutiu bastante devido a uma árdua e longa disputa judicial e veio à tona mais uma vez quando Pelé foi internado

FILHA DE PELÉ NÃO RECONHECIDA: Conheça a triste história de Sandra Machado, filha rejeitada pelo Rei do Futebol
Foto Divulgação
ELA SÓ QUERIA TER UM PAI
Sandra Regina Machado foi uma política e escritora brasileira, nascida no dia 24 em agosto de 1964, em Guarujá, SP. Fruto de um relacionamento extraconjugal do jogador Pelé com a dona de casa Anísia Machado.
Foto Divulgação
No primeiro contato, Sandra foi rejeitada por Pelé. Ela não sabia o que significava ser filha dele, apenas se sentia feliz por ter um pai.
Ele tentou esconder a história para evitar o escândalo. Sandra foi muito julgada por ter procurado e o colocado na justiça após a rejeição, sendo isso foi uma recomendação do próprio Pelé: “Se diz que é minha filha, então manda pro pau”.
SANDRA ESCREVE UM LIVRO REVELANDO SUA HISTÓRIA
Ela chegou a escrever um livro, intitulado “A Filha que o Rei não Quis”.
O CÂNCER DE MAMA
Tratando um câncer de mama por mais de um ano, Sandra faleceu em outubro de 2006, por metástase pulmonar. Pelé não compareceu ao enterro em Santos, mesmo estando em São Paulo e hoje o dito Rei está em estado caótico de saúde.
PELÉ REJEITA FILHA BIOLÓGICA
Mesmo com a vitória na Justiça, Sandra nunca recebeu o reconhecimento e amor do pai.
QUEM É A FILHA QUE PELÉ REJEITOU?
A política Sandra Regina Machado Arantes do Nascimento Felinto nasceu em 1964, em Guarujá. No ano anterior, Pelé teve um relacionamento com a mãe dela, a empregada doméstica Anísia Machado.
Sandra passou boa parte da vida sem a presença do pai, mas, aos 26 anos, a então balconista decidiu procurá-lo. Entretanto, a jovem acabou vivenciando uma intensa disputa judicial para ser reconhecida, na década de 1990.
Uma das filhas de Edson Arantes do Nascimento, o 'Rei' Pelé, Sandra Machado não cultivou uma história feliz ao lado do ídolo mundial. Filha de uma empregada doméstica, a jovem lutou na justiça para ter o reconhecimento do pai.
Sandra defendia que sua mãe, a empregada Anízia Machado, tinha engravidado do astro do futebol após envolvimento. No entanto, Pelé negava a paternidade.
Em 1991, Sandra procurou o ex-jogador informando ser sua filha, mas ele não acreditou. Foi realizado, então, um exame de DNA. O resultado saiu em 1992, provando que Pelé era o pai da jovem.
PELÉ REJEITOU RESULTADO DO DNA; VEJA COMO FOI A DISPUTA JUDICIAL
O “rei do futebol” contestou e moveu 13 recursos judiciais contra Sandra. Após longa batalha judicial, em 1996, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu que ela era sim filha biológica do ex-atleta e na época,ex-jogador dos Santos. Sandra finalmente pôde adotar o sobrenome “Arantes do Nascimento”.
A batalha entre os dois na justiça durou cinco anos, chegando a conclusão em 1996. O juiz decidiu que Sandra era sim filha biológica do ex-jogador do Santos, com base em um exame de DNA feito em 1992.
COMO FOI A RELAÇÃO DE SANDRA COM O PELÉ APÓS O RECONHECIMENTO OBRIGATÓRIO?
Após o resultado do DNA, Pelé chegou a dizer que não queria se aproximar da filha e criticou a demora dela para exigir o reconhecimento de paternidade.
''Para mim, biologicamente, ela pode até ser minha filha, mas, na parte sentimental, não posso me preocupar com essa pessoa, porque não a conheço'', disse na época, segundo o G1.
SANDRA SE TORNA VEREADORA NO MUNICÍPIO DE SANTOS E POR DOIS MANDATOS
Sandra transformou a dor do abandono em luta, entrando na política, nos anos 2000, quando foi eleita vereadora pelo Partido Social Cristão (PSC), no município de Santos, em São Paulo.
Sandra foi eleita duas vezes vereadora da cidade de Santos. Na câmara, conseguiu que o exame de DNA fosse gratuito para usuários da rede pública. Alguns anos depois, a lei municipal foi estendida nacionalmente. O pedido de retratação por danos morais causados pela falta de paternidade, apoio moral, material e psicológico durante a infância, foi negado pela justiça.
Um dos seus legados na carreira pública foi ter tornado o exame de DNA gratuito pela rede pública, em 2001.
A JUSTIÇA ESTENDEU O DIREITO AOS FILHOS DE SANDRA
Em 2013, sete anos após sua morte, os dois filhos dela conseguiram na Justiça o direito de receberem pensão do avô. Conforme publicado na época pelo G1, os advogados informaram que as crianças passaram a infância sem ter acesso a necessidades básicas.
Portanto, o entendimento do juiz foi de que o Pelé tinha uma dívida com os netos.
OS OUTROS FILHOS DE PELÉ
Legenda: Os filhos de Pelé
Foto: Reprodução
RECONHECIMENTO DE OUTRA FILHA,MAS DESSA VEZ, SEM BATALHA JUDICIAL
Depois de Sandra, outra filha do Pelé foi reconhecida, a fisioterapeuta Flávia Kurtz, de 36 anos, em 2002. Entretanto, a jovem não precisou entrar na justiça para o pai assumi-la.
Além de Sandra e Flávia, Pelé é pai dos gêmeos Celeste e Joshua, Kelly Cristina, Edinho e Jennifer.
PELÉ ESTÁ INTERNADO COM CÂNCER DE CÓLON
O quadro de saúde do ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, de 82 anos, o Pelé, é estável, segundo novo boletim médico divulgado neste sábado (3). Na terça-feira (29), ele foi internado para uma reavaliação do tratamento contra um câncer no cólon, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
COMENTÁRIO: NAYLA BRITO
Duas vidas,abandono afetivo,ressentimentos,rejeição de um pai pela filha,cujo único sonho era ser reconhecida e amada.O câncer de mama, foi a causa da morte de sandra e o câncer de cólon tem sido a batalha de Edson Arantes do Nascimento. Pai e Filha,se enfrentaram em uma batalha judicial, que durou de 1990 à 1996,quando o STJ( SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA) reconheceu Sandra como filha de Pelé,mas já havia uma comprovação da paternidade em 1992.Mesmo assim,ele a rejeitava.
Contestou e moveu 13 Recursos Judiciais contra a filha,na tentativa de vencê-la pelo cansaço.Mas ela lutou e venceu a batalha Judicial e a justiça foi feita.Mas a maior luta de sandra,foi contra o Câncer de mama.
Sandra morreu aos 42 anos de idade, em decorrência de um câncer de mama, em 2006. A sua história sobre a rejeição do pai foi contada no livro “A filha que o rei não quis”, da Editora Roccia, em 1998. As informações são do G1 e do site History.
Em 2013, sete anos após sua morte, os dois filhos dela conseguiram na Justiça o direito de receberem pensão do avô. Conforme publicado na época pelo G1, os advogados informaram que as crianças passaram a infância sem ter acesso a necessidades básicas.
De 1990 à 2006,se passaram 16 anos e esse tempo perdido teve um triste desfecho com a morte da filha. Ao invés de dar flores em vida,ao tomar conhecimento do câncer da filha,nuca a procurou,mas enviou para o seu sepultamento, duas coroas de flores e sequer compareceu ao velório.Mal sabia ele, que das duas coroas de flores,só bastava uma.
Rei,apenas no futebol,perdeu a majestade da bondade e de um último ato de amor que ele recusou-se a dar.
AGORA, A BATALHA CONTRA O CÂNCER,PERTENCE AO PAI
Pelé foi diagnosticado com um tumor de cólon em setembro de 2021 e, atualmente, está realizando a reavaliação da terapia quimioterápica, à qual havia parado de responder. Diante disso, o tratamento do destaque atemporal da seleção brasileira passou a se basear em cuidados paliativos.
De um lado, um ídolo do futebol Brasileiro,que promoveu a felicidade de toda uma Nação Brasileira.Por outro lado,um homem com o coração duro em relação à esta filha,implacável e incapaz de reconhecê-la ou tentar uma aproximação amigável.Sandra foi fruto de um rápido envolvimento com uma empregada doméstica,que criou e educou sozinha a própria filha,enquanto o mesmo reinava no mundo do esporte.
Moral da história: Pai e filha,só tinham 16 anos para construirem uma relação de amor,tempo de vida concedido por Deus,mas que por motivos diversos não se concretizou e a morte levou Sandra,com apenas 42 anos de idade.Aos 82 anos de idade,O "rei do futebol" segue lutando também contra o câncer,com seus dias de vida,contados pelo mesmo Deus.
Como em um jogo de Xadrez,ao seu término,o Rei e a Rainha voltam para a mesma caixa.
por:NAYLA BRITO - DRT 8247 BA
Fonte:Diário do Nordeste
Comentários (0)
Comentários do Facebook