Nutrição e Bem-estar - Marliani Alves

Higiene dos Alimentos: recomendações para promoção da saúde
Higiene dos Alimentos
Em todas as partes do mundo, segundo dados coletados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), poucos fatores causam a elevada proporção de DTAs (doenças transmitidas por alimentos). Dentre os erros mais frequentes estão:
- preparo dos alimentos demasiadamente antecipado em relação ao consumo;
- manutenção dos alimentos prontos expostos por um período prolongado em temperatura ambiente;
- cozimento insuficiente;
- contaminação cruzada;
- pessoas infectadas, ou colonizadas assintomáticas na manipulação e preparo de alimentos.
Com o objetivo de reduzir o risco de contaminação e as probabilidades de que os microrganismos causadores de doenças transmitidas pelos alimentos possam contaminar, sobreviver ou se multiplicar nos alimentos, a OMS elaborou e publicou as “Dez Regras de Ouro” para a preparação higiênica dos alimentos.
De acordo com a OMS, as enfermidades causadas por alimentos contaminados constituem um dos problemas sanitários mais difundidos no mundo atualmente. A aplicação das “Regras de Ouro” reduz consideravelmente os riscos envolvidos na elaboração dos alimentos tanto em cozinhas institucionais como em cozinhas domésticas, através da aplicação prática de princípios e procedimentos recomendados em qualquer nível de escala de produção de alimentos.
Regras de Ouro” da OMS para a Preparação Higiênica dos Alimentos
- Escolher alimentos tratados de forma higiênica.
Ao fazer as compras, verificar a procedência e estado de conservação. Alimentos ingeridos crus, como frutas, verduras e legumes, devem sempre ser higienizados antes.
- Cozinhar bem os alimentos.
Para que os microrganismos causadores de doenças sejam eliminados, os alimentos devem ser bem cozidos, atingindo pelo menos 70°C no centro do alimento.
- Consumir imediatamente os alimentos cozidos.
Alimentos deixados em temperatura ambiente possuem microrganismos em proliferação.
- Armazenar cuidadosamente os alimentos cozidos.
Alimentos prontos para consumo ou sobras devem ser mantidos sempre aquecidos (acima de 60°C) ou refrigerados (abaixo de 10°C), a fim de evitar a multiplicação de microrganismos.
- Reaquecer bem os alimentos cozidos.
Esta é uma excelente medida contra os microrganismos que possam ter se proliferado durante o armazenamento. Reaquecer, pelo menos, até a temperatura de 70°C.
- Evitar o contato entre os alimentos crus e os cozidos.
Esta contaminação pode acontecer quando, por exemplo, se utiliza a mesma tábua de corte para uma ave crua e em seguida para o corte de legumes já higienizados, para elaborar uma salada.
- Lavar as mãos constantemente.
A higiene das mãos é fundamental e deve ser feita antes da preparação dos alimentos e sempre que houver mudança de atividade (tocar cestos de lixo, ir ao banheiro, manusear embalagens ou outros objetos).
- Manter criteriosamente limpas todas as superfícies da cozinha.
A higiene do ambiente onde os alimentos são preparados é fundamental.
- Manter os alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais.
Guardar sempre os alimentos em recipientes bem vedados.
- Utilizar água potável.
Fundamental para o preparo de alimentos, para beber, para fazer gelo e para preparação de alimentos para lactentes (crianças menores de 2 anos).
Com a adoção destas práticas, é possível produzir alimentos saudáveis, nutritivos e apetitosos, bem como reduzir consideravelmente os riscos associados às Doenças Transmitidas por Alimentos, através da preparação de alimentos seguros.
Referências:
FRANCO, Bernadette Dora Gombossy de Melo e LANDGRAF, Mariza. Microbiologia dos alimentos. São Paulo: Atheneu, 2008.
SILVA JR., Eneo Alves. Manual de controle higiênico-sanitário em alimentos. 6.ed. São Paulo: Livraria Varela, 2001.
FORSYTHE, Stephen J. Microbiologia da segurança alimentar. Porto Alegre: Artmed, 2007.
JAWETZ, E.; MELNICK, J. R.; ADELBERG, E. A.; BROOKS, J. F.; BUTEL, J. S.; MORSE, S. A. Microbiologia médica. 24. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
BRASIL. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA. Resolução – RDC Nº 216, de 15 de Setembro de 2004. Estabelece procedimentos de boas Praticas para serviço de alimentação, garantindo as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 setembro de 2004.
CODEX ALIMENTARIUS COMMISSION. Recommended international code of practice general principles of food hygiene: CAC/RCP 1-1969, Rev. 4-2003. 2003. 31 p. Disponível em: <http://www.codexalimentarius.net/download/standards/23/cxp_001e.pdf>. Acesso em: 02 agosto 2022.
|
Marliani Alves de Brito
Nutricionista graduada pela Universidade Federal da Bahia (1999)
Especialista em Segurança e Inspeção de Alimentos pela UFBA
Experiências profissionais:
- Responsável Técnica no Controle Higiênico Sanitário de Alimentos em dois grandes hotéis cinco estrelas na cidade de Salvador: Fiesta Bahia Hotel e Hotel Transamérica Salvador, com breve passagem pelo Hotel Transamérica São Paulo e Resort Transamérica Ilha de Comandatuba, para aprimoramento em ações de implantação de procedimentos do Sistema APPCC;
- Assessora Técnica no Hotel Bahia Othon Palace na área de Controle Higiênico Sanitário de Alimentos;
- Nutricionista na área hospitalar, no Hospital Aliança;
- Docente no curso superior (Bacharelado em Nutrição), na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC);
- Supervisor de Segurança Alimentar pelo IH (Instituto de Hospitalidade), em conformidade com a norma NIH - 02.2000;
- Instrutora de Treinamento em Recursos Humanos pelo CENTRE Treinamento Empresarial;
- Instrutora de Treinamento em Segurança dos Alimentos certificada pelo IH (Instituto de Hospitalidade), com atuação em treinamentos de capacitação para manipuladores de alimentos das Unidades de Alimentação e Nutrição das plataformas de petróleo PETROBRAS,00000 das Bacias de Campos e Macaé - RJ;
- Instrutora Nível III, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC – BA), Unidade Casa do Comércio, nas disciplinas Higiene e Manipulação de Alimentos e Noções de Nutrição e Dietética.
Comentários (0)
Comentários do Facebook