O TikTok se tornou um dos maiores incentivadores à leitura entre os jovens; entenda

O TikTok se tornou um dos maiores incentivadores à leitura entre os jovens; entenda

Com vídeos de 30 a 60 segundos, criadores de conteúdo impulsionam adolescentes a se dedicar à leitura de obras com centenas de páginas.

Os corredores da Bienal do Livro de 2022 estavam lotados durante todos os dias de evento, que terminou no último domingo. Segundo a organização, 660 mil visitantes passaram por lá, um número 10% maior do que a última edição presencial, em 2018.

O aumento de visitantes acompanha a tendência de crescimento de leitores durante a pandemia da Covid-19: uma pesquisa realizada pela Nielsen BookScan demonstrou que, entre janeiro e setembro de 2021, foram vendidos 36 milhões de exemplares de livros, um aumento de 39% em comparação ao mesmo período de 2020.

Um público que muitos considerariam improvável é um dos responsáveis por esse aumento: os adolescentes e jovens.

Nos corredores de uma das maiores festas da literatura do país, havia muitos deles comprando dezenas de livros. As editoras não estão alheias ao fenômeno, e destacaram em seus estandes os produtos destinados a esse público.

Uma estande chamava a atenção com um espaço dedicado aos “Sucessos do TikTok”. Ali, livros amplamente divulgados na mídia social conhecida pelas “dancinhas” estavam expostos e causavam aglomeração para escolher as obras.

“Meu perfil literário mudou muito durante a pandemia, ficou muito mais fácil achar o que eu gosto”, disse Pâmela Teixeira, de 15 anos, sobre a visita à Bienal.

“Está mais difícil achar livros para adultos do que para jovens”, comentaram Nicole Rizzo e Luiz Felipe Carvalho, ambos de 15 anos, enquanto exploravam uma das estantes especializadas no TikTok.

 

Tik Tok atrai adolescentes e jovens para a literatura

Luana Franzão/CNN