Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / QR Code no título de eleitor serve apenas para autenticar documentos emitidos pela Justiça Eleitoral

QR Code no título de eleitor serve apenas para autenticar documentos emitidos pela Justiça Eleitor.
Vídeo que circula engana ao afirmar que letras e números favorecem candidato; código é aleatório como qualquer código de resposta rápida
Publicado em 17/08/2022 às 20:35, atualizado em 19/08/2022 às 19:15
Um vídeo que circula nas redes sociais faz afirmações falsas sobre o QR Code incorporado recentemente no título de eleitor. O vídeo mostra apenas a imagem de um QR Code qualquer e uma voz feminina que afirma que a leitura do código na hora de votar levaria a urna a computar votos para o candidato Luiz Inácio Lula da Silva, uma vez que a imagem mostraria, segundo essa voz, a letra L e o número 13.
Fato ou boato?
O QR Code no título de eleitor é uma função incorporada em virtude das atualizações tecnológicas, como ocorreu com a carteira nacional de habilitação, por exemplo. Esse código serve apenas para autenticar o documento na Justiça Eleitoral. Ou seja, ao ler o QR Code tanto no aplicativo e-Título como no título impresso, o que vão aparecer são os dados pessoais do eleitor e as informações sobre local de votação.
Sendo assim, a leitura do QR Code serve tão somente para comprovar que o documento foi, de fato, emitido pela Justiça Eleitoral.
Além disso, os números que aparecem na imagem abaixo do QR Code são aleatórios, como qualquer código de resposta rápida, e mudam conforme o documento individual de cada eleitor.
Previsto em resolução do TSE
A emissão do título eleitoral com a utilização de QRcode consta do anexo I da Resolução TSE nº 23.659/2021, ficando clara sua utilização, ainda, conforme previsto no art. 71 da mesma resolução, para validação da via digital do documento.
Comentários (0)
Comentários do Facebook